Ciclotramas ("Ciclotrama 36" - foto reprodução do site da artista)

Um dos trabalhos recentemente executados pelo Ateliê foi dos mais interessantes, tanto por sua característica diferenciada – não diz respeito aos pinceis e às tintas – quanto por quebrar preconceitos e paradigmas e que vem demonstrar que o campo de atuação do conservador-restaurador é riquíssimo em possibilidades.

Janaina Mello Landini é a artista de Ciclotramas. Sua obra trabalha princípios de arquitetura e física, resultando em tramas que se desmembram, ocupando o espaço.

Do ponto de vista da conservação-restauração, seus materiais são essencialmente cordas (sisal ou polietileno) e pregos (galvanizados ou aço inoxidável); o suporte pode ser o próprio espaço das galerias ou dos museus (paredes e chão) ou, quando portáteis, a tela sobre madeira ou a tela esticada sobre chassi. Deve-se levar em conta, além dos materiais que compõem suas obras, a intenção original da artista, haja vista que suas cordas são arranjadas de forma particular, podendo ser esticadas naturalmente, aglomeradas ou frouxas, em contato ou não com o chão.

Um trabalho, como dito, diferenciado porque não fomos chamados a restaurar suas obras. Ou seja, não executamos nenhum procedimento de estabilização ou “reparo”. Fomos procurados para confeccionar  um manual de conservação preventiva que trata de produção contemporânea, o que se tornou uma experiência única e enriquecedora em decorrência do contato direto que desfrutamos com a artista – a fim de conhecer sua obra – e, principalmente, em virtude da realização proporcionada a dois conservadores-restauradores que, pela primeira vez, contribuíram somente para a conservação propriamente dita que, ao que nos parece, é a ação mais acertada para que se evite intervenções mais drásticas em qualquer obra de arte.

Sobre os preconceitos e paradigmas, Janaina Mello Landini, artista contemporânea, mostrou-se uma artista extremamente preocupada com a pesquisa de materiais, não somente como artefatos a servir sua criação, como também acerca de sua durabilidade e cuidados, visando a manutenção de suas obras.

Fomos, enfim, procurados por uma artista contemporânea por sua produção e, também, contemporânea quando se trata da conservação-restauro, visto que ao executarmos este Manual de Conservação Preventiva das Ciclotramas a seu pedido, atendemos aos anseios das mais modernas Teorias de Conservação e Restauração, quais sejam, popularmente expressando-nos, “melhor previnir do que remediar”.

Manual Técnico

O Manual confeccionando inclui itens mais gerais que normalmente se aplicam à conservação preventiva de quase todas as obras de arte, com ênfase nos materiais e características das Ciclotramas. Segue abordando as ações que exigem o manuseio das obras e dá diretrizes de como executá-lo sem por em risco as obras de arte, principalmente, por meio de um planejamento criterioso de todas as ações. No item Restauração, ressalta-se ser esta uma ação exclusiva de conservadores-restauradores treinados para este fim e que a intervenção de restauro é medida a ser tomada em última instância. Por fim, em seu Apêndice, foca diretamente nas especificidades das Ciclotramas, fornecendo, por meio de fotos e simulações, a maneira encontrada por este Ateliê, para melhor preservar as obras de Janaina Mello Landini.

O trabalho finalizado constituiu-se de um Manual de trinta e sete páginas e de sua versão em inglês, já que acompanhará as obras que a artista exporá neste mês de março, no Palais de Tokyo, na França.

Brochura - Zipper Galeria

A estrutura e formatação do Manual foram pensadas para atender às necessidades da artista e suas obras, sem prejuízo de seu conteúdo, sendo possível desmembrá-lo, a fim de transformá-lo de acordo com o público, para o qual este se destina – um particular difere de um museu, por exemplo – e também de acordo com a Ciclotrama que o Manual acompanhará.