Laudos técnicos de conservação

Laudos técnicos de conservação fornecem dados sobre o estado atual de uma obra, coleção ou um acervo, a fim de que se tenha ciência se há alguma condição que necessita ser tratada imediatamente e/ou quais medidas adotar para que problemas sejam prevenidos.

Para cada obra avaliada é confeccionando um laudo que fará parte de um relatório e há, obrigatoriamente, determinadas informações que devem constar desse documento.

Informações gerais básicas: data da avaliação, localização e título da obra, artista, data em que foi concluída, instalada e/ou adquirida e etc.

Materiais/técnica: principais materiais/técnica empregados na obra.

Dimensões: medições completas da obra.

Fotografias: fornecem referência visual ao laudo e permitem que o estado de conservação da obra seja documentado com precisão.

Descrição: relato objetivo, sem juízo de valor, descrevendo a obra.

Classificação geral do estado de conservação: sistema que se utiliza dos termos “excelente”, “bom”, “regular” e “ruim” para categorizar o estado de conservação geral de uma obra.

Pormenores da “Classificação geral do estado de conservação”: esmiúça, a partir de itens específicos, a “Classificação geral de estado de conservação”.

Recomendações de tratamento: o conservador-restaurador usará seus conhecimentos e sua experiência para determinar quais serão os melhores passos para tratar a obra. O conservador-restaurador também poderá incluir informações acerca de quais medidas podem ser tomadas para evitar problemas futuros. Se for necessário, indicará se há prioridade ou urgência no tratamento de determinada(s) obra(s).

Assim, um laudo técnico de conservação fornece as informações necessárias para que se tome decisões importantes sobre o futuro de uma obra de arte, coleção ou um acervo. É, dessa maneira, uma ferramenta imprescindível para quem pretende preservar obras de arte, planejar e implementar ações de conservação e restauro.

O Ateliê, da mesma forma que procede com os registros das obras que dão entrada para conservação e restauro, visando uma prática profissional mais sustentável, emprega meios modernos e completamente digitais na confecção, armazenamento e envio de laudos, relatórios e documentos, constituindo-se, as versões impressas destes, em exceção.

Você sabia

Além de laudos, o conservador-restaurador é capacitado para elaborar manuais técnicos

Em 2016, o Ateliê elaborou um Manual de Conservação Preventiva, importante ferramenta a ser empregada na preservação, para obras da artista contemporânea Janaina Mello Landini. O manual acompanhou a exposição da artista, em março do mesmo ano, no Palais de Tokyo, na França.


Saiba mais