Gravuras policromadas - século XVIII
Intervenção de restauro - gravuras policromadas, século XVIII, de F. Boucher e gravadas por R. Gaillard. Clareamento químico, reserva alcalina, montagem com materiais de PH neutro, restauro de moldura.
Atribuído a/assinado por: F. Boucher e gravadas por R. Gaillard |
Dimensões: 55 cm x 40 cm aproximadamente |
Técnica: gravuras policromadas |




Exemplificação de procedimentos
Desmontagem |


Clareamento químico |

Restauro de elementos da moldura |


Registro fotográfico pós intervenção


4 Comments
Add comment Cancelar resposta
This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.
vocês acham interessante para manter áreas fora da gravura (apenas papel manchado mofo, porém pouco) claras e sob controle pré-restauro (pois creio que o momento atual nao permite) uso de peroxido de hidrogenio em baixas quantidades?
Boa tarde, Ivan. Gratos pela pergunta, porém não entendemos muito bem a sua dúvida, poderia reformular a pergunta? Gratos. Ateliê.
Boa tarde,
Eu tenho desenhos que foram utilizados giz, pastel e carvão. Estão com algumas manchas em marrom e amareladas. Como farei a higienização?
Aguardo retorno, por favor.
Boa tarde, Michele.
A higienização faz-se com trincha macia e seca. As manchas marrons amareladas provavelmente são “foxing”, neste caso somente um conservador-restaurador poderá avalia-las e verificar se é possível tratá-las. De qualquer modo, manter os papéis em lugar seco e ventilado contribui para a sua conservação.
Att.,
Ateliê, Arte e Restauração