Nicola de Corsi: “marinha”

Nicola de Corsi (Odessa, Ucrânia, 1882 - Nápoles, Itália, 1956)

"Paisagista e marinhista, estudou em Nápoles, onde foi aluno de Giacinto Gigante. Participou da Bienal de Veneza em 1910. Chegou ao Brasil em 1912 e nesse mesmo ano expôs com o pintor Nicola Fabricatore na rua São Bento, em São Paulo. Sobre sua permanência na capital paulista escreveu a pesquisadora Ruth Sprung Tarasantchi: "Nicola De Corsi tem uma bela paleta; quando chegou a São Paulo trouxe telas de todos os gêneros, mas sua especialidade era pintar multidões. Não se interessou pela figura humana em si, mas apanhava aglomerações em praças públicas e mercados, as quais dava grande movimento, com rápidas e vigorosas pinceladas. Em suas marinhas revelou as mesmas qualidades. Pintou tanto a óleo como a pastel." Regressou para a Itália em 1922 e participou do Salão de Paris em 1928." (Fonte: http://www.catalogodasartes.com.br/Detalhar_Biografia_Artista.asp?idArtistaBiografia=103).

Ficha Técnica

Atribuído a/assinado por: De Corsi
Dimensões: 65cm x 50cm aproximadamente 
Técnica: óleo sobre tela

Diagnóstico inicial - resumo

Sujidade
Verniz oxidado
Perda de camada pictórica
Rasgo e furos
Tachas e pregos oxidados

Fotos - detalhes

Rasgo - frente e verso
Verniz oxidado e rasgo

Apêndice - fotos complementares (exemplificação de procedimentos)

Desmontagem
Limpeza e higienização
Planificação, sutura e remendos
Remoção do verniz oxidado
Remoção de excremento de xilófagos
Após remoção de verniz oxidado e aplicação de filme de isolamento
Estucagem e texturização
Reintegração pictórica mimética diferenciada
Aplicação de filme protetor final

Registro comparativo

Antes
Depois

Registro fotográfico pós intervenção

Resumo dos processos de conservação e restauro efetuados

Intervenção no suporte
Limpeza e higienização (aspirador de pó com filtro HEPA e pó de borracha)
Planificação (calor)
Execução de 2 suturas (Butil-Cianoacrilato e fios coletados)
Execução de 5 remendos (Beva filme e tecido Panamá 100% poliéster)
Fixação da tela no chassis (grampos de aço inoxidável)
 
Intervenção na pintura
Remoção de sujidade (Triton x-100 e água deionizada)
Remoção de verniz oxidado (Solução 1 - Acetona e Hidróxido de Amônio + Solução 2 - N-Metil-Pirrolidona e xileno)
Aplicação de filme de isolamento (Paraloid B72 diluído em xileno)
Estucagem e texturização (Modostuc)
Reintegração pictórica mimética diferenciada (pigmentos Maimeri, Pébéo Fragonard e Sennelier, Paraloid B72 e xileno)
Aplicação de filme protetor final (Paraloid B72 diluído em xileno)

Condições ambientais para melhor conservação posterior

Temperatura - 20º a 25º C (evitar variações)
Umidade relativa - 45% a 60% (evitar variações)
Iluminação - 5lux a 50lux (evitar variações)
Limpeza - trincha macia e seca

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