Joaquim Miguel Dutra (Piracicaba, São Paulo, 1864 - São Paulo, São Paulo, 1930)

"Joaquim Miguel Dutra (Piracicaba SP 1864 - São Paulo SP 1930). Pintor, decorador, músico, escultor e professor. Inicia sua atividade artística na primeira década do século XX. Paisagista autodidata, atuante em Piracicaba, São Paulo, elege o rio da cidade como seu principal ponto de interesse, representando-o na maioria de suas pinturas, que ora destacam o salto do Piracicaba, a rua do Porto, as usinas de açúcar, ora ressaltam a figura dos pescadores ou lavadeiras. Dificuldades financeiras, que se agravam pela boemia e pelo jogo, levam-no, por vezes, a executar serviços de pintura, forração de paredes e caixilharia. Como artista decorador, realiza trabalhos em igrejas, teatros e residências. São de sua autoria as pinturas decorativas de várias igrejas no interior de São Paulo: Capivari, Caconde, Itapira e Limeira e da antiga matriz de São Carlos. Como escultor, realiza imagens de Santa Bárbara, São José e do menino Jesus para igrejas de Santa Bárbara e Limeira. Em São Carlos, decora a residência de Antonio Carlos de Arruda Botelho, o conde do Pinhal, e pinta o pano de boca do Teatro Santo Estevão. Também é chamado para decorar as residências de José Leite Negreiros, Adolpho Carvalho e de Anna Cândida de S. Rezende, a baronesa de Rezende, em Piracicaba, entre outras. Tocador do instrumento de sopro oficlide, participa de orquestras locais e compõe tangos, valsas, polcas e outras melodias, muitas delas dedicadas a amigos e parentes, como o tango A Guanchuma ou a marcha Saudades de Almeida Júnior, executada nas homenagens do 30º dia da morte do amigo, com quem convivera em Piracicaba, e de quem recebera elogios como pintor." (Fonte: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa21353/joaquim-miguel-dutra)

Ficha Técnica

Atribuído a/assinado por: J. Dutra
Dimensões: 34cm x 49cm aproximadamente 
Técnica: óleo sobre tela

Diagnóstico inicial - resumo

Sujidade
Fungos
Perda de camada pictórica
Rasgo
Verniz Oxidado
Retoques

Fotos - detalhes

Apêndice - fotos complementares (exemplificação de procedimentos)

Desmontagem
Remoção de verniz oxidado e retoques
Limpeza e higienização do verso
Aplicação de solução fungicida
Tratamento do chassis com Paraloid B72 e reposição das cunhas
Planificação
Sutura e instalação da obra no chassis
Aplicação de filme de isolamento
Estucagem
Reintegração pictórica (mimético diferenciado)
Aplicação de filme protetor final e verniz fosco para equilíbrio do brilho

Registro comparativo

Antes
Depois

Registro fotográfico pós intervenção

Resumo dos processos de conservação e restauro efetuados

Intervenção no suporte
Desmontagem
Limpeza e higienização
Sutura 
Aplicação de solução fungicida
 
Intervenção no chassis
Tratamento do chassis 
Reposição das cunhas
 
Intervenção na pintura
Remoção de verniz oxidado e velatura 
Remoção de retoques 
Aplicação de filme de isolamento 
Estucagem e texturização
Reintegração pictórica mimética diferenciada 
Aplicação de filme protetor final 
Aplicação de verniz mate 

Condições ambientais para melhor conservação posterior

Temperatura - 20º a 25º C (evitar variações)
Umidade relativa - 45% a 60% (evitar variações)
Iluminação - 5lux a 50lux (evitar variações)
Limpeza - trincha macia e seca

Privacy Preference Center